Índice GfK de confiança do consumidor sobe a 9,4 em janeiro na Alemanha

O índice GfK de confiança do consumidor da Alemanha avançou de 9,3 em dezembro para 9,4 em janeiro, informou o próprio instituto nesta terça-feira. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam que a leitura se mantivesse em 9,3.

O resultado positivo é apoiado pela situação econômica robusta e pelas boas perspectivas de emprego no país. A pesquisa sinaliza que a demanda doméstica deve continuar a impulsionar a maior economia da Europa.

“Os ataques terroristas em Paris em meados de novembro e a resultante elevação na ameaça terrorista na Alemanha não parecem ter impactado os consumidores da Alemanha”, afirmou o GfK. Mas as tensões no Oriente Médio e a crise de refugiados têm o potencial para afetar os consumidores alemães, disse o grupo de pesquisas, bem como a decisão do governo de Berlim de se unir militarmente à intervenção contra o Estado Islâmico na Síria.

A melhora na perspectiva dos consumidores alemães ocorre após quatro meses consecutivos de recuo nesse indicador, lembrou o instituto.

A pesquisa também inclui alguns subindicadores, que, diferentemente do número principal, se referem ao mês atual. A medida de expectativas econômicas subiu de -5,3 em novembro para 2,9 em dezembro. As expectativas de renda aumentaram de 44,4 para 50,8 na mesma comparação, enquanto a disposição dos consumidores para fazer compras maiores aumentou um pouco, para 49,0.

O crescimento forte nos salários e a queda nos preços da gasolina e do combustível para calefação têm aumentado a renda disponível das famílias, apontou o instituto. Fonte: Dow Jones Newswires.

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