Índice do BC mostra que economia cresceu 7,8% em 2010

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) fechou dezembro a 140,6 pontos, praticamente estável em relação a novembro, quando ficou em 140,51 pontos, considerando a série com ajuste sazonal. Sem o ajuste, o IBC-Br caiu 1,96% em dezembro ante novembro, fechando a 137,43 pontos, informou hoje o Banco Central (BC).

Com o resultado do último mês do ano passado, o IBC-Br teve em 2010 uma alta média de 7,8% ante a média de 2009. Como o IBC-Br é um indicador antecedente do resultado oficial do Produto Interno Bruto (PIB) – a ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – a alta de 7,8% no ano passado indica que a economia brasileira cresceu em torno desse porcentual.

Considerando apenas os dados do último trimestre de 2010, o IBC-Br mostra que houve um crescimento, na média, de 1,02% ante o terceiro trimestre do ano passado. Isso evidencia uma aceleração na margem em comparação com o ritmo apresentado nos três meses anteriores, quando o crescimento sobre o segundo trimestre foi de apenas 0,3%. Na comparação com o quarto trimestre de 2009, o IBC-Br apresentou, na média, alta de 5%, variação abaixo do resultado do ano, mas que ainda mostra um ritmo de crescimento econômico significativo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo