economia

Índice de sentimento econômico da zona do euro tem leve baixa em março

O índice de sentimento econômico da zona do euro, que mede a confiança de setores corporativos e dos consumidores, caiu marginalmente em março, a 107,9, de 108 em fevereiro, nível que havia sido o mais alto desde março de 2011, segundo dados publicados hoje pela Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia. O resultado contrariou a expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam leve alta do indicador, a 108,1.

Apenas a confiança do setor industrial recuou para 1,2 em março, de 1,3 em fevereiro, frustrando a previsão do mercado, que era de estabilidade a 1,3, enquanto a do setor de serviços diminuiu para 12,7, de 13,9. Por outro lado, a confiança do consumidor subiu para -5 em março, de -6,2 em fevereiro, vindo como previsto.

Já o índice de clima das empresas do bloco europeu ficou inalterado neste mês, em 0,82.

Segundo analistas, o índice de sentimento econômico continua robusto, apesar da ligeira queda em março, e em linha com outros sinais de que a zona do euro começou o ano numa posição mais sólida do que encerrou 2016. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo