Índice de emergentes do HSBC tem 1ª alta desde março

O Índice de Mercados Emergentes (EMI, na sigla em inglês) do banco HSBC subiu de 49,5 em julho para 50,7 em agosto. Trata-se do terceiro menor valor em mais de quatro anos, mas a primeira alta desde março. Leituras acima de 50 indicam expansão da atividade. Na primeira divulgação de julho, o resultado foi de 49,4, mas o número foi revisto para 49,5 após a inclusão de dados de Israel, Cingapura, África do Sul e México.

Segundo o HSBC, a produção manufatureira ficou estável em agosto, uma vez que um aumento marginal na China foi contrabalançado por declínios registrados em outras economias asiáticas e no Brasil. O crescimento da atividade dos serviços permaneceu fraco.

Entre as quatro maiores economias emergentes, a China e a Rússia apresentaram altas modestas na produção em agosto após recuos em julho. O Brasil registrou uma nova queda marginal na atividade, enquanto a Índia teve a taxa mais acentuada de declínio desde março de 2009.

O HSBC informou que o volume de novos negócios nos mercados emergentes globais se recuperou após apresentar retração em julho. A taxa de expansão, porém, foi apenas marginal, com pouca mudança nas novas encomendas à indústria.

A taxa de crescimento do emprego recuou mais em agosto. A força de trabalho na produção manufatureira caiu pelo quarto mês consecutivo e o pessoal do setor de serviço registrou queda pela primeira vez em mais de quatro anos, embora a baixa tenha sido modesta.

De acordo com o HSBC, as pressões inflacionárias se acentuaram ligeiramente em agosto, com os preços dos insumos no ritmo mais elevado em seis meses. Além disso, os preços da produção subiram pela primeira vez em cinco meses.

Expectativas

O índice de produção futura dos mercados emergentes, que mostra as expectativas para a atividade nos próximos 12 meses, subiu em agosto pelo segundo mês consecutivo, para o nível mais alto desde março. As expectativas de produção entre fabricantes ficaram ligeiramente mais fracas do que entre os prestadores de serviços. Entre as quatro maiores economias emergentes, o sentimento foi mais forte no Brasil e o mais fraco na China.

O EMI deriva das pesquisas do índice de gerentes de compras (PMI, em inglês) realizadas pelo HSBC em 16 países emergentes e publicadas mensalmente.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna