A confiança do consumidor alemão atingiu o seu nível mais alto em mais de cinco anos, uma vez que o mercado de trabalho estável e a baixa inflação ajudaram a impulsionar as perspectivas sobre renda e o apetite das pessoas por compras de itens caros, de acordo com dados da GfK.
O índice de confiança do consumidor da Alemanha, medido pelo instituto GfK, subiu pelo quarto mês consecutivo para 6,2 em maio, de 6,0 em abril. O valor de maio é o mais alto desde outubro de 2007 e superou a previsão de economistas de uma leitura de 5,9.
O emprego estável na Alemanha e as esperanças gerais de aumentos salariais levaram o subíndice de expectativas de renda para 30,8 em abril, de 29,4 em março. Enquanto que o índice de confiança do consumidor refere-se a maio, todos os subíndices referem-se ao mês atual.
Os cerca de 2.000 consumidores ouvidos pelo GfK, também disseram que eles estavam mais propensos a fazer compras maiores – o subíndice correspondente subiu para 37,6 em abril, de 36,2 em março.
Mas a avaliação sobre cenário econômico geral piorou. O subíndice de expectativas econômicas do GfK caiu para -1,5 em abril, de 0,6 em março, abaixo da sua média de longo prazo de 0. As informações são da Dow Jones.