Índice de confiança do consumidor alemão sobe para 6,2

A confiança do consumidor alemão atingiu o seu nível mais alto em mais de cinco anos, uma vez que o mercado de trabalho estável e a baixa inflação ajudaram a impulsionar as perspectivas sobre renda e o apetite das pessoas por compras de itens caros, de acordo com dados da GfK.

O índice de confiança do consumidor da Alemanha, medido pelo instituto GfK, subiu pelo quarto mês consecutivo para 6,2 em maio, de 6,0 em abril. O valor de maio é o mais alto desde outubro de 2007 e superou a previsão de economistas de uma leitura de 5,9.

O emprego estável na Alemanha e as esperanças gerais de aumentos salariais levaram o subíndice de expectativas de renda para 30,8 em abril, de 29,4 em março. Enquanto que o índice de confiança do consumidor refere-se a maio, todos os subíndices referem-se ao mês atual.

Os cerca de 2.000 consumidores ouvidos pelo GfK, também disseram que eles estavam mais propensos a fazer compras maiores – o subíndice correspondente subiu para 37,6 em abril, de 36,2 em março.

Mas a avaliação sobre cenário econômico geral piorou. O subíndice de expectativas econômicas do GfK caiu para -1,5 em abril, de 0,6 em março, abaixo da sua média de longo prazo de 0. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna