Índice de atividade na China aponta recuperação do país

O índice dos gerentes de compras (PMI, em inglês) da China, um indicador da atividade nacional de manufatura, subiu para 49 em fevereiro, de 45,3 em janeiro, informou nesta quarta-feira (4) a Federação de Logística e Compras da China. O índice PMI continua abaixo de 50, o que sugere contração da atividade da terceira maior economia do mundo, mas oferece sinalização que se aproxima do ponto de inversão na direção da atividade, para a expansão.

“A economia da China pode estar entrando em um processo de recuperação”, disse o analista da Federação, Zhang Liqun, em nota distribuída. Segundo ele, as medidas adotadas pelo governo para dar sustentação à economia estão tendo impacto positivo.

Todas as 11 categorias que compõem o índice subiram em fevereiro em relação a janeiro, com os índices que medem a produção, as novas encomendas e as entregas superando o patamar de 50, portanto, indicando expansão em tais segmentos.

O subíndice de produção subiu para 51,2 em fevereiro, de 45,5 em janeiro; o subíndice de novas encomendas avançou para 50,4 em fevereiro, de 45 em janeiro; o subíndice de entregas foi para 51,3 em fevereiro, de 50,6 em janeiro.

Entretanto, o subíndice de novas encomendas – um indicador de potencial demanda externa – permaneceu em contração, embora tenha subido para 43,4 em fevereiro, de 33,7 em janeiro. O subíndice de importações avançou para 41,8 em fevereiro, de 39,9 em janeiro; o subíndice de preços aos produtores subiu para 46,5 em fevereiro, de 41,5 em janeiro. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo