O índice de sentimento das empresas da Alemanha subiu para 109,5 em setembro, do dado revisado a 106,3 em agosto, atingindo o maior nível desde maio de 2014, segundo o instituto alemão Ifo. O resultado surpreendeu analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam o indicador a 106,2, leitura original de agosto.

continua após a publicidade

Na avaliação do Ifo, a melhora em setembro indica que as empresas alemãs estão “claramente mais otimistas” em relação a sua perspectiva de negócios.

continua após a publicidade

Apenas o subíndice sobre as expectativas das empresas para os próximos seis meses avançou para 104,5 em setembro, de 101,1 em agosto, enquanto o subíndice de condições atuais subiu a 114,7 neste mês, de 112,9 em agosto, informou o Ifo.

continua após a publicidade

O Ifo entrevista cerca de 7.000 empresas dos setores de manufatura, construção, atacado e varejo para sua pesquisa mensal. Fonte: Dow Jones Newswires.