Indicador da produção industrial para trimestre cai

O indicador de produção prevista para os próximos três meses, que puxou positivamente o Índice de Confiança da Indústria (ICI) em dezembro de 2012, foi um dos maiores responsáveis pela desaceleração do mesmo índice em janeiro deste ano. No último mês do ano passado, o indicador que prevê a produção no trimestre subiu para 135,3 pontos, contra os 126,9 pontos registrados em novembro. Neste mês, em compensação, o indicador caiu para 132,2, recuo de 2,3% ante o mês anterior.

De acordo com o superintendente adjunto de Ciclos Econômicos do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV), Aloisio Campelo, apesar da queda, o indicador se mantém em patamar alto. A média histórica recente é de 127 pontos. “Parte do que foi previsto em dezembro pode ter sido esse crescimento (de produção) de janeiro (refletido pelo aumento no NUCI). Ainda está alto em termos históricos”, comentou o economista.

Materiais de transporte vêm registrando quedas na produção prevista para os próximos três meses desde outubro (137,5 pontos), chegando aos 120,7 pontos em janeiro. O segmento, que faz parte do setor de bens duráveis, é um dos responsáveis pela queda na produção prevista, que, segundo Campelo, é um “ajuste”. O setor de bens duráveis saiu de 137,4 pontos em outubro para 120,0 neste mês. Em janeiro, contudo, o indicador teve avanço na comparação com dezembro (113,2 pontos). “A alta de janeiro é uma acomodação para cima que pode ter a ver com a decisão do governo de fazer a retirada do benefício do IPI gradualmente”, disse.

A produção prevista para os bens não duráveis subiu de 143,7 pontos em dezembro para 146,6 pontos em janeiro. Os bens de capital também registraram avanço: de 123,7 pontos em dezembro para 137,8 pontos em janeiro. Os intermediários passaram de 128,9 em dezembro para 124,8 em janeiro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna