Indicado à diretoria do Banco Central, o economista Otávio Ribeiro Damaso fez uma defesa contundente da manutenção da inflação em patamar baixo e estável ao ser sabatinado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Em sua fala inicial – em que leu o discurso – Damaso ressaltou ainda a importância de manter o sistema financeiro sólido e aperfeiçoar a fiscalização do Banco Central.
“A estabilidade de preços é bem público por excelência, uma exigência da sociedade. Manter a inflação em patamar baixo e estável deve ser um compromisso permanente de todo o governo, uma política de Estado”, enfatizou.
Damaso, que é funcionário de carreira do BC há 17 anos, lembrou ainda que a inflação baixa é condição necessária para o planejamento das famílias brasileiras e para a ampliação dos investimentos, além de contribuir para a redução da pobreza e da desigualdade. “Cabe ao BC conduzir a política monetária com o objetivo exclusivo de manter a inflação sob controle. O BC deve ser intransigente no alcance desse objetivo”, completou.
Para o economista, assim como a manutenção do nível de preços, a estabilidade financeira é também condição necessária para o crescimento sustentável. Ele afirmou que a regulação e supervisão do sistema financeiro precisa ser consistente com as dinâmicas do mercado. “A autoridade supervisora precisa de avaliação precisa e abrangente do sistema financeiro e sempre adotar medidas corretivas ou preventivas de forma tempestiva”, ponderou.
Damaso listou três desafios para a supervisão feita pelo BC: consolidar o processo de inclusão financeira, criar condições para ampliação de financiamento a investimento produtivo e avançar na introdução de novas tecnologias de acesso ao sistema. Além de Damaso, a CAE sabatinará também Tony Volpon, outro indicado para compor a diretoria do Banco Central.