O presidente em exercício, José Alencar, inaugurou ontem, em Palotina, Oeste do Paraná, a nova planta industrial da cooperativa C.Vale. Para Alencar, a organização das cooperativas no Paraná e política do governo do Estado voltada ao pequeno produtor demonstram para o País como é possível o desenvolvimento econômico a partir das pequenas propriedades. ?Através das cooperativas, a exemplo do que ocorre no Paraná, acredito que poderemos fazer a verdadeira reforma agrária?, ressaltou ao destacar que 40% dos cooperados da C.Vale possuem propriedades com menos de 10 hectares. O governador Roberto Requião e o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, também estiveram presentes na solenidade.

continua após a publicidade

A novo complexo agrícola vai dobrar a capacidade de produção da cooperativa, que é atualmente de 150 mil frangos abatidos por dia, e gerar 8 mil empregos. A cooperativa investiu R$ 240 milhões no complexo, formado por quatro unidades: fábrica de ração, linha para preparo de pré-cozidos, abatedouro e unidade desativadora de enzina, que retira da soja uma toxina antes de ser transformada em ração. A C.Vale faturou R$ 1,28 bilhão em 2004, obtendo o segundo melhor resultado entre as cooperativas do País.

Parte do investimento veio de financiamento do BRDE. ?Este é o resultado de uma reunião, realizada logo no início do governo, com a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e o BRDE para que os investimentos do banco fossem direcionados prioritariamente para o agronegócio e hoje cerca de 90% dos financiamentos são para cooperativas?, lembrou Requião.

Pequenas propriedades

continua após a publicidade

Além da indústria, a cooperativa construiu 400 aviários na região, que beneficiam diretamente centenas de pequenos produtores. ?A indústria empregará trabalhadores de toda a região e que movimentarão o comércio dos seus municípios?, ressaltou o presidente da cooperativa, Alfredo Lang. O presidente da C.Vale também agradeceu o governador por duplicar a rodovia que liga Cascavel a Toledo, o que facilitará o transporte dos trabalhadores, da matéria-prima e de toda produção da região.

Juros

O vice-presidente José Alencar reconheceu que o agronegócio necessita de mais investimentos pelo governo federal para melhorar a sua logística e voltou a criticar as altas taxas de juros praticadas no País. ?O Brasil não pode continuar praticando juros com taxas até 12 vezes maiores que os outros 40 países que possuem bancos centrais e regulam a taxa  básica?, afirmou.

continua após a publicidade

A inauguração da nova fábrica também contou com a presença do secretário da Agricultura, Orlando Pessuti; do presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão; do presidente da Ocepar, João Koslowski; do presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, entre outras autoridades.