A inadimplência média das operações de crédito com recursos livres manteve-se em 5% em julho, de acordo com números divulgados hoje pelo Banco Central (BC). O patamar é idêntico ao registrado em junho e inferior ao observado em julho de 2009, de 5,8%. A parcela das operações com atrasos superiores a 90 dias manteve-se em 3,6% nas operações destinadas às empresas, sem alteração na comparação com junho.

continua após a publicidade

De acordo com o BC, nos financiamentos para famílias também não houve mudança e a inadimplência seguiu em 6,5%. Em junho de 2009, a inadimplência das empresas era de 3,8% e a das pessoas físicas, de 8,4%.

Prazos

O prazo médio das operações de crédito com recursos livres atingiu, em julho, 452 dias corridos, ante os 448 dias corridos em junho, segundo o BC. O prazo médio das operações com pessoas físicas subiu de 523 dias para 528 dias. No caso das empresas, o prazo médio passou de 382 dias para 385 dias.

continua após a publicidade

Concessões

A média diária de concessões de crédito caiu em julho na comparação com junho. Os dados do BC mostram que o volume de novos empréstimos concedidos pelas instituições financeiras caiu 7,9% na comparação mensal. Com a retração, o montante recuou para R$ 7,565 bilhões a cada dia. Na comparação com julho de 2009, a média diária de concessões cresceu 14,1%.

continua após a publicidade

A retração ocorreu especialmente entre as empresas, cuja média diária caiu expressivos 11,5% na comparação com junho. Em 12 meses, há expansão de 9,2%. Entre as linhas com pior desempenho, o capital de giro viu a média diária de novos empréstimos recuar 20,3% ante junho e a conta garantida teve retração mensal de 5,5%.

Nas operações para pessoas físicas, a média diária caiu 2% na comparação com junho. Entre as linhas desse segmento, destaque para o cheque especial, cuja média diária caiu 6,3%. Já o crédito para compra de veículos cresceu 13,6% ante junho.