Inadimplência de empresas cresceu 7,46% em abril, diz o SPC e a CNDL

O número de empresas inadimplentes aumentou 7,46% em abril em relação a igual mês de 2014, informaram nesta segunda-feira, 18, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Na comparação com março, houve crescimento de 1,82% na quantidade de pessoas jurídicas inadimplentes e alta de 9,51% nas dívidas de vencimento mais curto, de até 90 dias, a maior alta desde 2010 para os meses de abril.

“O resultado reflete o cenário econômico adverso de menor dinamismo da economia e maior restrição ao crédito, fatores que afetam a capacidade de pagamento tanto das famílias quanto das empresas”, explica Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Ante março, o setor de serviços apresentou o maior crescimento no número de empresas devedoras, com alta de 11,83%, seguido pela indústria (8,36%), comércio (6,72%) e pela agricultura (6,52%). O setor de comércio é o maior devedor, concentrando 49,48% das dívidas não honradas, enquanto o setor de serviços é o maior credor, com 70,85% de todas as dívidas a receber no País.

A região Sudeste, responsável pela maior parcela do PIB nacional, lidera a inadimplência no País, com 43,58% do volume de crédito em atraso e o ritmo de crescimento de devedores, com alta de 7,73%. A região Nordeste corresponde ao segundo maior montante, 19,38%. Em nota, os economistas do SPC Brasil indicam que a posição de destaque do Nordeste se explica pelo fato de a região ter crescido de modo acelerado nos últimos anos, com muitas empresas lidando com novos instrumentos de financiamento.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo