A inadimplência do cheque voltou a subir em junho. O número de cheques devolvidos aumentou 31,8% em relação ao mesmo mês de 2004, de acordo com levantamento da Telecheque. Na comparação com maio, o índice de inadimplência representa um aumento de 4,4%. Segundo José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque, esses resultados são conseqüência da elevada taxa de juros e da falta de disciplina financeira por parte dos consumidores.

continua após a publicidade

?A crescente oferta de crédito para compras de longo prazo compromete significativamente a renda do consumidor sem que haja aumento dos salários, outro fator que se reflete nos índices?, diz Praxedes.

De acordo com Praxedes, houve aumento também no pagamento com cheques pré-datados no mês passado, o que pode contribuir para elevar a inadimplência. O levantamento mostra que o volume de cheques pré-datados cresceu 1,6% em junho em relação a maio e 1,5% na comparação com mesmo período do ano passado. As transações com cheques para 30 dias representaram 52,6% do total de pré-datados, segundo a pesquisa.

A Telecheque constatou também aumento do valor médio dos cheques emitidos no varejo, que passaram de R$ 112,70 em junho do ano passado para R$ 128 neste ano.

continua após a publicidade