O mercado de pescados atinge seu pico durante o primeiro quadrimestre do ano no Brasil, e as vendas no período têm se consolidado três vezes maiores do que no restante do ano, segundo o último levantamento realizado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, divulgado recentemente. Nos últimos anos, o setor apresentou crescimento médio de 40%, aponta o estudo.

continua após a publicidade

Os dados mostram ainda que a população consome em média 9 quilos de peixes por ano e está cada vez mais próximo ao ideal proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 12 quilos por habitante/ano.

Esse reflexo pode ser observado nos números das empresas importadoras de bacalhau, por exemplo, como a paranaense La Violetera, que registra um aumento de 350% das vendas na categoria neste período, se comparado aos demais meses do ano.

Segundo o gerente comercial da La Violetera, Félix Boeing Jr, a venda de bacalhau aumentou em média 30% nos últimos anos. “Sempre nos preparamos com antecedência para esta data, a mais importante do ano para esta categoria, a fim de atender a forte demanda gerada pelos canais de Food Service e Ceagesp, além dos principais supermercados do País”, explica.

continua após a publicidade

Sazonalidade

Na pesquisa sazonal de Páscoa, realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), foram comparados os dados de 2011 e 2012, e o produto que apresentou maior crescimento na expectativa de venda dos supermercadistas foi o bacalhau, que teve um aumento de encomenda de pouco mais de 11%, ultrapassando, por exemplo, os ovos de chocolate que tiveram crescimento de 9%.

continua após a publicidade

De acordo com dados preliminares da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), os supermercadistas esperam um crescimento de 7% em volume e 12% nas vendas de peixes para o período, neste ano. Nacionalmente, este ritmo também é observado, mas há grandes players que esperam alcançar aumento de 25% nas vendas do bacalhau.