Foto: Lucimar do Carmo/O Estado

 Patrícia: penalização por desconhecimento.

continua após a publicidade

A responsabilidade civil, trabalhista e penal do empresário no acidente de trabalho será debatida em Curitiba durante um encontro promovido pelos advogados do escritório Gomes Coelho & Bordin. O evento, que acontece dia 12 de dezembro na sala de convenções do edifício sede do escritório, contará com a participação do criminalista René Ariel Dotti.

De acordo com o advogado Hélio Gomes Coelho Júnior o tema é bastante pertinente, pois muitas vezes o empregador é penalizado por desconhecer suas obrigações, ou por não cobrar atenção dos seus subordinados em questões relativas a medicina e saúde do trabalho. Já a advogada Patrícia Yamasaki Teixeira destacou que há uma tendência dessas penalizações serem aplicadas com mais freqüência, já que o Brasil é um dos países recordes em acidentes de trabalho. ?Existem estimativas indicando que 50 empregados por dia deixam o emprego por acidentes de trabalho?, comentou.

Outro ponto destacado por Hélio Gomes Coelho Júnior é a desatenção do empregador sobre as questões ligadas à segurança do trabalho. ?Por isso é importante despertar o empresário para esses múltiplos aspectos, já que o empregador muitas vezes só atenta para esse fator quando é acionado?, comentou. Ele ressaltou ainda que as penalizações cabem nos acidentes de trabalho, bem como em casos de doenças relativas ao trabalho ou ocupacionais, e acidentes no percurso de deslocamento de ida e volta do trabalho.

Serviço: O encontro do escritório Gomes Coelho & Bordin acontece dia 12 de dezembro, na rua Dr. Carlos de Carvalho, 555, e será aberto apenas para os clientes do escritório.

continua após a publicidade