Na primeira prévia de agosto, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou deflação de 0,68%, após apresentar deflação de 0,23% em igual período do mês anterior. A informação foi divulgada hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A taxa anunciada ficou dentro das estimativas dos analistas, que esperavam uma deflação entre 0,74% e 0,35%, e se posicionou abaixo da mediana das expectativas (-0,48%).
A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de agosto. O Índice de Preços no Atacado (IPA) teve taxa negativa de 1,09% na prévia anunciada hoje, após ter deflação de 0,48% na primeira prévia de julho. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou 0,01% na primeira prévia de agosto, após apresentar taxa positiva de 0,12% na primeira prévia de julho. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) teve taxa positiva de 0,30%, ante inflação de 0,49% na primeira prévia de julho.
Até a primeira prévia de agosto, o IGP-M acumula deflação de 2,33% no ano e de 1,02% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da primeira prévia do IGP-M de agosto ocorreu de 21 a 31 de julho. O índice é muito usado para o cálculo do reajuste nos preços dos aluguéis.