A inflação medida pela segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de junho foi de 1,83%, em comparação com a alta de 1,54% apurada em igual prévia do mesmo indicador em maio. O resultado foi anunciado  nesta sexta-feira (20) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

continua após a publicidade

Os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de junho foram os seguintes: o Índice de Preços por Atacado (IPA) subiu para 2,05%, ante elevação de 2,02% na segunda prévia de maio; o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve alta de 0,78% na segunda prévia desse mês, ante elevação de 0,47% na segunda prévia de maio; já o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) teve avanço de 2,84% na prévia anunciada hoje, ante aumento de 0,82% na segunda prévia de maio.

Até a segunda prévia de junho, o IGP-M acumula elevações de 6 66% no ano e de 13,27% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da segunda prévia do IGP-M de junho foi do dia 21 de maio a 10 de junho. Entre outros, o IGP-M é usado para reajustar aluguéis e tarifas de energia elétrica.

continua após a publicidade