IGC espera produção recorde na safra global de milho

A produção global de milho deve crescer 3,5% em relação à temporada anterior, atingindo um recorde de 855 milhões de toneladas em 2011/12, afirmou ontem o Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês). A estimativa anterior do IGC era de 845 milhões de toneladas.

A produção da Europa é estimada pelo IGC no volume sem precedentes de 63,8 milhões de toneladas, superior ao recorde de três anos atrás e 8 milhões de toneladas a mais do que temporada 2010/11. O IGC espera que a China produza 183 milhões de toneladas, 3 milhões de toneladas a mais do que previa em setembro. Enquanto isso, a safra de milho do Brasil é estimada em 27 milhões de toneladas e a da Argentina, em 60 milhões de toneladas.

“As perspectivas para a produção global de milho melhoraram durante o último mês, de modo que a previsão de safra é recorde, ou está perto, em muitos dos principais produtores”, disse o IGC.

Embora haja mais grãos disponíveis do que o esperado anteriormente, o consumo também deve aumentar, segundo o IGC. Portanto, os estoque finais são estimados em apenas 5 milhões de toneladas a mais, totalizando 123 milhões de toneladas.

As importações da China foram revisadas para cima em 1 milhão de toneladas, para 4 milhões de toneladas – ainda abaixo as estimativas da indústria -, enquanto a expectativa é de que a Europa consuma mais grãos para ração.

Trigo

A expectativa também é de uma safra global de trigo maior, com produção estimada em 684 milhões de toneladas. O IGC aumentou sua previsão, portanto, em 5 milhões de toneladas. Os estoques finais foram estimados no recorde em dez anos de 202 milhões de toneladas.

A produção total de grãos esperada é de 1,819 bilhão de toneladas, um aumento de 13 milhões de toneladas em relação à projeção anterior do IGC. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna