A venda de computadores no Brasil somou 13,7 milhões de unidades em 2010, um aumento de 23,5% em relação a 2009, de acordo com levantamento divulgado hoje pela empresa de consultoria e pesquisa IDC Brasil. Esse número coloca o Brasil na quarta posição no ranking mundial, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.
No quarto trimestre do ano passado, as vendas alcançaram 3,6 milhões de equipamentos, sendo 52,5% de desktops e 47,5% de notebooks. O número aponta um crescimento de 15% com relação aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2009.
O estudo “Brazil Quarterly PC Tracker” aponta que 55% das vendas em 2010 foram de computadores de mesa (desktops), e os demais, de notebooks. No acumulado do ano, 65% dos computadores vendidos foram para usuários domésticos, e 35%, para o mercado corporativo, incluindo os segmentos de educação e governo. De acordo com o IDC, em 2010 a venda total de notebooks para usuários domésticos foi 30% maior do que a de desktops.
As vendas de 2010 superaram em 3,6% a previsão inicial do instituto de pesquisas, que era de 13,2 milhões de computadores. “E se somássemos o número de tablets comercializados no Brasil, cerca de 100 mil unidades, chegaríamos ao total de 13,8 milhões de equipamentos”, afirmou o gerente de pesquisas da IDC, Luciano Crippa, em nota. A empresa espera que em 2011 as vendas de tablets cheguem à casa das 300 mil unidades.