IBGE: revisão do PIB de 2009 terá baixo peso na de 2010

A revisão da variação do Produto Interno Bruto (PIB) de 2009 para um quadro de recessão ligeiramente mais amena tem alguma influência sobre a revisão do resultado de 2010, mas não significa necessariamente que ele será revisado para cima.

A explicação foi dada hoje pelo coordenador de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto, que divulgou a revisão definitiva da variação do PIB de 2009. O resultado ficou em -0,3%, ante -0,6% da última estimativa preliminar.

“Esse efeito de carregamento é maior na comparação trimestral. Na anual, quase não há esse efeito”, disse Olinto, dando como exemplo o efeito estatístico da variação do PIB num último trimestre de um ano sobre o resultado do primeiro do ano seguinte.

Olinto reconheceu que a revisão para um desempenho mais favorável do PIB em 2009 muda a “estrutura de pesos” na série usada para a revisão do PIB de 2010, mas ressaltou que o impacto é pequeno e que o resultado da reavaliação depende de uma série de outros fatores, como a atualização dos dados de várias atividades econômicas.

“Não temos ideia de como isso vai influenciar, mas o que sabemos é que normalmente o peso disso é pequeno”, afirmou Olinto. “Não trabalhamos só com os dados agregados, mas com uma gama muito maior de informação.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna