Na passagem de abril para maio, a produção industrial recuou em sete dos 14 locais que integram a Pesquisa Industrial Mensal divulgada nesta quinta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os destaques foram as retrações verificados no Amazonas (-9,7%), Bahia (-6,8%) e Região Nordeste (-4,5%).

continua após a publicidade

O Amazonas já acumula um recuo de 11,1% após dois meses consecutivos de queda na produção. A Bahia eliminou em maio a expansão de 5% registrada entre fevereiro e abril. Já o Nordeste inverteu o avanço de 0,4% verificado no mês anterior.

Também tiveram recuos mais intensos do que a média o Rio de Janeiro (-1,6%), o Espírito Santo (-1,4%) e o Rio Grande do Sul (-1,0%). O Estado do Pernambuco (-0,2%) foi o que mostrou queda mais moderada.

Em maio ante abril, a indústria total teve redução de 0,6%.

continua após a publicidade

Na direção oposta houve aumento na produção do Pará (4,2%) e de Goiás (2,1%). Após quatro meses de crescimento, o Pará acumulou ganho de 12,4%, enquanto Goiás cresceu 10,2%. Os demais resultados positivos foram registrados no Ceará (1,2%), Paraná (1,1%), São Paulo (1,0%), Minas Gerais (0,5%) e Santa Catarina (0,3%).