IBGE: IPP cai 0,33% em fevereiro ante janeiro

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou queda de 0,33% em fevereiro. No acumulado do ano, o indicador acumulou retração de 0,43%. No entanto, em 12 meses, o IPP ainda teve alta de 7,73%. O instituto revisou ainda a taxa do IPP de janeiro, que passou de uma queda de 0,04% para um recuo de 0,10%.

A queda de 2,56% nos preços dos alimentos na porta de fábrica puxou a deflação de 0,33% em fevereiro. A atividade teve um impacto de 0,51 ponto porcentual sobre a inflação da indústria de transformação no mês.

Outra contribuição relevante foi da atividade de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com -0,05 ponto porcentual. Na direção oposta, contribuíram para reduzir a queda no IPP os ramos de refino de petróleo e produtos de álcool, com 0,17 ponto porcentual, e perfumaria, sabões e produtos de limpeza, com 0,04 ponto porcentual.

Em fevereiro, 13 das 23 atividades que compõem o índice apresentaram aumento de preços, segundo o IBGE. No mês anterior, 11 atividades tinham registrado crescimento nos preços. As maiores variações positivas foram nas atividades de perfumaria, sabões e produtos de limpeza (3,02%) e têxtil (1,82%), enquanto as maiores quedas foram verificadas em alimentos

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna