A melhoria da renda real, a continuidade da política de crédito, a redução dos juros e a ampliação de prazos de financiamento foram os fatores citados pelo analista da pesquisa mensal de comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Reinaldo Pereira, como estímulos elevação nas vendas de veículos. Entre janeiro e maio deste ano, na comparação com igual período de 2006, o aumento acumulado nas vendas de veículos e motos, partes e peças foi de 21%.

continua após a publicidade

Em maio, ante igual mês de 2006, houve avanço de 20% nas vendas desse segmento e, em relação a abril, a variação foi negativa (-0,1%). Segundo Pereira, esse pequeno recuo frente mês anterior é pontual e não reverte a trajetória de crescimento.

No caso do segmento de material de construção, Pereira disse que a melhoria da renda e do crédito, além de incentivos governamentais, foram os estímulos para a elevação de 4,7% nas vendas desse segmento em maio ante igual mês de 2006. Não há dados comparativos a mês anterior para essa atividade, que acumula em 2007, até maio, expansão de 6,7%.

continua após a publicidade