IBGE informa que emprego industrial sobe 1,1% no 2º trimestre de 2007

O emprego industrial no segundo trimestre deste ano subiu 1,1% ante o primeiro trimestre de 2007 – o patamar mais elevado, nesse tipo de comparação, deste o terceiro trimestre de 2004 (1 6%), divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a coordenadora da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), Isabela Nunes, esse dado é significativo, pois reflete de forma mais clara o cenário positivo do setor. "Os números de emprego industrial mostram um aquecimento maior da indústria", afirmou.

Para a economista, o emprego industrial reflete um ritmo mais acelerado, influenciado pelos bons resultados de produção industrial. Ela comentou que o resultado negativo de 0,1% no emprego industrial em junho ante maio abrange um período muito curto, onde não é visível uma análise adequada da conjuntura, na ocupação da indústria. Essa análise só é possível quando todos os outros resultados de emprego industrial, em diferentes comparações, são estudados de forma conjunta.

O bom cenário na folha de pagamento na indústria, reflete o ritmo aquecido da indústria paulistana, na análise da coordenadora. Isabela comentou que, na prática, São Paulo tem influência na pesquisa toda, visto que é a localidade de maior peso na formação dos resultados da indústria nacional. Entretanto, considerou que o ritmo da indústria de São Paulo está bem mais aquecido do que o da média nacional.

No emprego industrial em junho, o índice de média móvel trimestral, que mantém trajetória ascendente desde janeiro último, variou 0,3% entre maio e junho, na série ajustada sazonalmente. A média móvel é um indicativo de tendência que traz a evolução, nesse caso, do emprego, em um período de três meses em relação aos três meses imediatamente anteriores.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo