O desempenho negativo da indústria em dezembro do ano passado fez a produção nacional ficar 6,9% abaixo do ponto mais alto da série histórica da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrado em maio de 2011.
A produção industrial caiu 3,5% na passagem de novembro para dezembro, com recuo em 22 dos 27 ramos investigados. Mas a queda também foi disseminada entre os produtos investigados. O índice de difusão, que mostra o porcentual de produtos com aumento na produção, ficou em 46,6% em dezembro, contra um resultado de 48,6% em novembro.
“O índice de difusão dá a dimensão desse dezembro mais fraco, com o porcentual de 48,6% de produtos investigados com crescimento na produção em novembro passando para 46,6% em dezembro”, ressaltou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.
Entre as categorias de uso, o índice de difusão mostrou deterioração para a produção de bens de capital, que passou de uma fatia de 62,9% dos produtos investigados com crescimento em novembro para 56,7% em dezembro; bens intermediários, cujo índice de difusão saiu de 49,0% em novembro para 46,6% em dezembro; e bens de consumo duráveis, que passou de 42,9% para 35,7%. A única categoria com melhora no índice de difusão em dezembro foi a de bens de consumo semi e não duráveis, que avançou de 42,2% em novembro para 44,2% para o último mês de 2013.