Todas as 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registraram um aumento no emprego industrial em dezembro de 2010, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Segundo informou hoje o instituto, o principal destaque foi São Paulo, que apresentou alta de 3,0% na ocupação industrial no período.
No Estado, houve aumentos expressivos no emprego industrial em Meios de Transporte (8,7%) e de Máquinas e Equipamentos (7,5%). De acordo com o IBGE, estas atividades exerceram as maiores contribuições para o saldo positivo no mercado de trabalho na indústria paulista.
Outros destaques positivos de aumentos no emprego industrial de dezembro de 2010 ante o mesmo mês do ano anterior foram verificados na região Nordeste (3,4%), em Minas Gerais (3,9%), na região Norte e Centro-Oeste (4,6%), no Rio Grande do Sul (3,6%), em Santa Catarina (3,9%) e no Rio de Janeiro (4,4%). No período, o emprego industrial cresceu em 13 dos 18 segmentos pesquisados pelo IBGE.
No acumulado de 2010, o IBGE apurou uma alta no emprego industrial em todos os 14 locais pesquisados, na comparação com 2009. Isso é um “perfil generalizado de crescimento”, na avaliação do instituto. Na análise por setores, o emprego industrial em 2010 cresceu em 13 dos 18 setores pesquisados pelo IBGE.