O emprego industrial subiu 0,1% em agosto ante julho no Brasil, na série com ajuste sazonal, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este foi o oitavo resultado positivo seguido em relação ao mês anterior. Na comparação com agosto do ano passado, o emprego na indústria aumentou 5,2%.
De acordo com o IBGE, a indústria acumula alta no emprego de 3,2% em 2010 e de 0,5% nos 12 meses encerrados em agosto. Esta foi a primeira vez, desde março de 2009, que o emprego no setor registrou resultado positivo no indicador em 12 meses, segundo destacaram os técnicos do instituto no documento de divulgação da pesquisa.
Folha de pagamento
A folha de pagamento real (descontada a inflação) dos trabalhadores da indústria registrou queda de 2,9% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, segundo o IBGE. Na comparação com agosto do ano passado, a folha registrou aumento de 9,0%. No ano, a alta acumulada na folha de pagamento é de 6,1% e, nos 12 meses encerrados em agosto, de 2,5%.
O IBGE informou ainda que, ainda em agosto, o número de horas pagas no setor industrial voltou a crescer na comparação com o mês imediatamente anterior (0,8%), na série livre de influências sazonais, após recuar 0,3% em julho.
Em relação a iguais períodos do ano passado, os resultados das horas pagas foram positivos: 6,4% ante agosto de 2009 – a taxa mais elevada desde o início da série histórica da pesquisa, em 2001 – e 4,2% nos oito primeiros meses de 2010. O indicador acumulado nos últimos 12 meses ficou em 1,2%.