Uma boa oportunidade de emprego temporário no serviço público empregará 165 pessoas no Paraná pelo período de até dois anos. Trata-se do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o cargo de agente de pesquisa, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após a publicidade

Em todo o Brasil são 3,5 mil vagas disponíveis. Os aprovados trabalharão 40 horas semanais e terão direito a vale-transporte, alimentação, férias e 13.º salário e uma remuneração mensal de R$ 700.

No entanto, para conseguir uma das 165 vagas oferecidas pelo órgão, é preciso ter o ensino médio completo, 18 anos de idade, dentre outras especificações previstas no edital.

Com duração de quatro horas, a prova que classificará os candidatos é composta de 60 questões de múltipla escolha envolvendo cinco matérias discriminadas no edital. São elas: língua portuguesa (15 questões), geografia (15), raciocínio lógico (10), conhecimentos gerais (10) e noções de informática (10).

continua após a publicidade

Os candidatos que não acertarem, pelo menos, uma questão de cada tema ou menos de 30% do total das questões serão eliminados. De acordo com Rosangela de Oliveira Mazor, gerente do Departamento de Recursos Humanos do IBGE do Paraná, a prova não tem segredos, basta se preparar. “Tudo aquilo que será cobrado está no edital, é só estudar”, recomenda.

Sobre as atribuições ao cargo de agente de pesquisa, Mazor conta que os aprovados irão atuar na maioria das vezes em campo. “Eles irão contribuir para pesquisas mensais, trimestrais e anuais desenvolvidas pelo instituto”, explica.

continua após a publicidade

Os trabalhos temporários realizados por meio de PSS agradam o agente de pesquisa do IBGE Marcelo André Militão, essa é a terceira vez consecutiva que ele trabalha como agente de pesquisa.

“Temos uma listagem de empresas selecionadas pelo governo que respondem a essas três análises. As pesquisas mensais envolvem informações sobre emprego, indústria, salário e comércio. A segunda delas, diz respeito aos dados referentes aos cartórios como número de registros civis e ainda produção de certos itens agrícolas. Já anual, nos revela dados sobre os balanços feitos por determinada empresa durante o ano”, explica o agente.

Mesmo não sendo um serviço com estabilidade, Militão indica o trabalho de agente de pesquisa. “É uma boa oportunidade de trabalho, acho que é ideal para aqueles que atualmente estão fora do mercado”, avalia.

Inscrições

As inscrições para o concurso podem ser feitas pelo site www.consulplan.net entre os dias 9 e 23 de junho e custam R$ 16,20. As provas serão aplicadas em diversas cidades de todos os estados e no Distrito Federal no próximo dia 2 de agosto.

Se você tiver críticas ou sugestões, envie e-mail para concursos@oestadodoparana.com.br.