IBGE: 2ª safra de milho elevou previsão da safra 2014

A melhora no rendimento da produção de milho segunda safra foi o que motivou o aumento na estimativa de julho para a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas para este ano, informou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão prevê uma colheita de 193,2 milhões de toneladas em 2014, alta de 2,6% ante o ano passado e avanço de 0,3% em relação ao levantamento de junho.

“O milho de segunda safra foi o que aumentou mais. Houve uma reavaliação do rendimento médio. Os produtores do Mato Grosso, Paraná, de Sergipe, do Mato Grosso do Sul, de São Paulo e do Pará tinham expectativa de rendimento menor, mas viram que vai ser maior”, explicou o gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE, Mauro Andreazzi.

De acordo com o instituto, a segunda safra do milho deve resultar em 46,1 milhões de toneladas este ano. Esta estimativa, referente a julho, é 2,2% superior ao levantamento de junho. Só no Mato Grosso, o maior produtor, a recuperação do clima permitiu que o rendimento médio esperado subisse 2,1%, para 5.268 kg/ha. No Paraná, o aumento no rendimento foi de 2,7%, enquanto Mato Grosso do Sul registrou alta de 1,6%.

Ainda assim, a estimativa atual para o milho segunda safra é 0,7% menor do que o observado no ano passado. Mas, segundo o instituto, continua acima do volume colhido na primeira safra do grão, estimada em 30,9 milhões de toneladas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo