Oferecer diversidade de opções para o produtor é a tônica da mostra que o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) preparou para o 2.º Encontro Técnico de Inverno Coopavel, evento que será realizado amanhã (31) e sexta-feira (1.º de setembro) em Cascavel. Além de cultivares e linhagens promissoras dos cereais tradicionais de inverno, serão apresentadas plantas para adubação verde e espécies que a pesquisa está avaliando para a produção de biodiesel. Todas as alternativas se encaixam em esquemas de diversificação e rotação de culturas na região oeste do Paraná, de acordo com o pesquisador Rubens Siqueira, que coordena a participação do instituto no evento.

continua após a publicidade

O destaque é a variedade IPR 129, nova variedade de trigo pão com elevado potencial produtivo (mais de quatro toneladas por hectare), excelente qualidade industrial, porte baixo, ciclo precoce e suscetibilidade moderada ao alumínio no solo, acamamento, germinação na pré-colheita e às principais doenças da cultura. É moderadamente resistente à debulha natural. De ampla adaptação, a nova variedade pode ser cultivada no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Além do novo material, o Iapar apresenta os resultados que vem obtendo em mais de 30 anos de pesquisa com trigo e outros cereais de inverno. O produtor poderá discutir com os pesquisadores todos os aspectos de condução da cultura, como adubação, controle de pragas, doenças e plantas daninhas, densidade de semeadura e qualidade do grão para indústria. Todas as variedades desenvolvidas pelo instituto, melhoradas geneticamente para as condições de solo e clima da região, poderão ser conferidas em Cascavel. São seis cultivares de trigo e uma de triticale, que o visitante poderá avaliar em todos os detalhes.

Uma das principais atrações da área destinada ao biodiesel é a variedade IPR 116, de nabo forrageiro, com potencial para produzir mais de uma tonelada por hectare e rendimento na extração de óleo que supera os 35%. As características e o desempenho da canola, outra planta que pode ser destinada à produção de biocombustível, também poderão ser conferidos na unidade demonstrativa do Iapar.

continua após a publicidade

A mostra de aveia se divide em duas partes. Uma delas é destinada apenas às variedades de aveia branca, onde se destaca a variedade IPR 126, recentemente lançada, que pode ser utilizada tanto para alimentação animal quanto para cobertura do solo, sempre com rendimento elevado e alta capacidade de rebrota.

Dentre as aveias pretas, a variedade Iapar 61, largamente plantada em todo o sul do Brasil e bem conhecida dos produtores, é apresentada em várias densidades de semeadura. Sua excelente capacidade de rebrota também pode ser conferida em parcelas que sofreram um e dois cortes.

Serviço:

Vitrine de tecnologias do Iapar no Encontro Técnico de Inverno da Coopavel.

Local: Parque Show Rural Coopavel, BR 277, km 582, Cascavel, PR.

Horário: 8h às 16h.

continua após a publicidade