O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) apresentou ontem, durante a ?Escola de Governo?, a nova variedade de café conhecida como IPR 103 e o software PrevSafras, usado no monitoramento das culturas, ambos desenvolvidos por pesquisadores do instituto. O diretor-presidente do Iapar, José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, informou que as tecnologias desenvolvidas fazem parte dos objetivos traçados pelo instituto.
Picheth informou que duas unidades regionais do Iapar, em Paranavaí e em Pato Branco, estão em fase de implantação. ?Isso é possível devido à contratação de novos pesquisadores. Serão 30% a mais de profissionais, que irão cooperar para o aumento dos trabalhos científicos?, disse.
Quanto à nova variedade de café, o pesquisador do Iapar, Armando Androcioli Filho, informou que a IPR 103 é adaptada a regiões quentes e de solos pobres. A IPR 103 foi desenvolvida para atender, especialmente, os produtores do noroeste do Estado, onde o solo é arenoso, mas poderá ser utilizada em todas as regiões cafeeiras. ?A nova variedade começou a ser desenvolvida no Iapar, quando o instituto tinha apenas cinco anos de fundação. Agora, 29 anos depois, estamos disponibilizando esse produto?, afirmou.
De porte baixo e com frutos vermelhos, a nova cultivar tem potencial para produzir, no plantio adensado, mais de 60 sacas beneficiadas por hectare. ?A bebida tem aroma suave, bom corpo e acidez moderada, o que a caracteriza como de excelente padrão?, esclareceu Androcioli.
Essa é quarta variedade de café lançada pelo Iapar. Outras são a Iapar 59, que é semiprecoce, IPR 98, de ciclo mediano, e IPR 99, de maturação semitardia.
PrevSafras
O Iapar também apresentou o PrevSafras, um aplicativo que monitora as culturas e estima a produtividade com base nas condições climáticas e de umidade do solo das regiões produtoras. ?É um grande passo para o acompanhamento de safras no Brasil?, destacou Picheth.
Segundo o pesquisador do Iapar, Rogério Teixeira de Faria, o PrevSafras é um software que integra modelos agrometeorológicos com bancos de dados e sistemas de informação geográfica para automatizar todas as etapas do trabalho de estimativa de safras.
Distribuição na praça
O secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, participou no sábado (1.º), em Curitiba, da distribuição de grãos de variedades desenvolvidas pelo Iapar. Conhecida como Iapar na Praça, a iniciativa faz parte das atividades do 34.º aniversário do instituto.
Na Praça Rui Barbosa, no centro da capital, foram distribuídas duas toneladas de arroz, feijão e trigo. Os produtos foram entregues em embalagens de 270 gramas, juntamente com material informativo sobre o trabalho realizado pelo Iapar. As variedades distribuídas foram trigo IPR 118, arroz Iapar 58 e feijão IPR Chopim. (AEN)