HSBC experimenta manter agência aberta o dia todo

O Banco HSBC está fazendo uma experiência para ampliar o atendimento a seus clientes. Em algumas agências está abrindo as portas às 8 horas e fechando às 18h. São quatro horas a mais atendendo do que o horário normal dos bancos, que abrem às 10h e fecham às 16h.
A ampliação do horário bancário vem sendo pleiteada há vários anos pelos bancários de todo o País. Este também é um anseio dos clientes dos bancos, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Entretanto, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) continua batendo o pé e defende que o horário máximo de seis horas determinado pelo Banco Central é mais do que suficiente.
O HSBC optou por uma posição contrária aos seus concorrentes e deu início a um projeto-piloto no Brasil, a exemplo do que já havia feito no México, e desde o dia 16 de agosto está abrindo algumas agências das 8 às 18 horas. Em Curitiba, a agência escolhida para o teste é a do Palácio Avenida, na Boca Maldita.
Este projeto-piloto também está sendo executado em São Paulo, nas agências Masp e Ipiranga, e no Rio de Janeiro, nas agências Barra Shopping e Centro/Niterói.
A assessoria do banco lembra que há um grande questionamento sobre as filas de pessoas nos caixas em função do horário restrito. Ao abrir suas portas às 8 horas da manhã, o banco pode atender os clientes antes de ir ao trabalho e com maior atenção. O banco também está pensando nas lojas que ficam abertas durante 24 horas, nos shoppings que funcionam das 10 às 22 horas e nas drogarias e postos de combustíveis que nunca param de trabalhar.
O projeto-piloto de ampliação do horário bancário do HSBC vai vigorar até o dia 15 de outubro. A partir desta data, um balanço contendo os resultados do novo trabalho será submetido à direção do banco, que avaliará se outras agências também farão parte da nova sistemática.
Segundo informou a assessoria, o HSBC quer ser um banco pioneiro na mudança de horário no Brasil, mas a grande preocupação é respeitar os contratos trabalhistas. Para cada uma das cinco agências nestas condições, serão contratados dois funcionários: um caixa e um monitor de atendimento. De acordo com o banco, o funcionamento e o volume de operações serão monitorados constantemente e, se houver a necessidade, serão contratados mais bancários.
A presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba, Marisa Stédile, espera que o projeto do HSBC seja um sinalizador para a ampliação do horário bancário de outras instituições financeiras.
Segundo dados de Stédile, a ampliação do horário de atendimento dos bancos das 9 às 17 horas, uma das bandeiras da campanha salarial de 2004 da categoria, possibilitaria a abertura de 150 mil postos de trabalho em todo o País.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo