Em uma estratégia ousada de incrementar a carteira de clientes, o HSBC decidiu ampliar em três horas o atendimento ao público. O novo horário, das 9h às 18h de segunda à sexta, já está valendo em 111 agências distribuídas entre 16 capitais brasileiras. No Paraná, a ampliação do horário vale para seis agências localizadas em Curitiba e uma em São José dos Pinhais. De acordo com o Sindicato dos Bancários em Curitiba e Região Metropolitana, até agora nenhum outro banco manifestou a intenção de também ampliar o horário.

“É um projeto específico do banco HSBC, cuja estratégia é ampliar a carteira de clientes, especialmente de comerciantes”, informou a presidente do Sindicato os Bancários de Curitiba, Marisa Stédile. Ela lembrou que a ampliação do horário de atendimento é uma das bandeiras do sindicato, pois possibilitaria o aumento de mão-de-obra e daria mais tranqüilidade no atendimento ao cliente.

No entanto, ponderou Marisa, o HSBC teria firmado o compromisso de contratar no mínimo dois funcionários em cada uma das 111 agências, o que ainda não aconteceu. “Já pedimos que o Ministério do Trabalho, através do setor de fiscalização, intervenha. Mas até agora não obtivemos resposta”, contou Marisa.

Até dezembro

O novo horário vai vigorar até o dia 30 de dezembro. Após este período, o HSBC analisará se será viável a continuidade do novo horário ou não. O presidente-executivo do HSBC, Emilson Alonso, informou em nota enviada à imprensa que “a implantação do horário diferenciado tem três objetivos: dar mais conforto aos clientes, aumentar nossos negócios e preservar empregos ameaçados pela automação bancária.” Em agosto, a instituição iniciou projeto-piloto em seis agências.

Em Curitiba, as agências do HSBC que contam com o horário ampliado são: Av. Luiz Xavier, no centro; unidade Cândido Abreu, Comendador Araújo, Marechal Deodoro e Portão. A agência no Shopping Estação deverá adotar o novo horário no final do mês. Em São José dos Pinhais, a agência Centro também funciona das 9h às 18h.

Outros bancos

O Bradesco informou ontem, via assessoria de imprensa, que não pretende seguir a mesma estratégia do HSBC e que o horário de atendimento ao público permanecerá o mesmo. O banco alegou que mantém parceria com os Correios, que já têm horário ampliado. A assessoria de imprensa não soube informar se o novo horário adotado pelo HSBC poderá, de alguma forma, afetar a carteira de clientes do Bradesco. O Itaú, procurado pela reportagem, informou que não fala a respeito do assunto. O Banco do Brasil, também contactado, não comentou a ampliação do horário.

continua após a publicidade

continua após a publicidade