O banco HSBC deve demitir 100 funcionários que atuam nos Centros Administrativos da Kennedy e no Xaxim. A alegação da empresa para as demissões é a crise econômica e transferências de departamento para São Paulo. O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região está realizando manifestações contra as demissões que estão ocorrendo em todo o país.
“Lamentamos porque os bancos estão adotando uma postura parasita, aproveitando a liberação dos compulsórios para especulação financeira, enquanto os trabalhadores estão sofrendo com a diminuição do crédito, com os altos juros e demissões”, explicou Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários, nos dias 10 e 11 de dezembro, quando as manifestações foram realizadas na capital.
A previsão é de que as demissões do HSBC sejam apenas o início de uma onda de desligamentos de funcionários em massa de outras instituições. O Grupo Santander demitiu mais de 400 trabalhadores em São Paulo nessa quinta-feira (15). A justificativa dos banqueiros é a grave crise econômica.