Hotéis buscam novo nicho de mercado

Os motéis – em todas as cidades brasileiras – estão sentindo redução na clientela, principalmente nos finais de semana. E uma das principais razões, segundo o presidente da Associação Paulista (Apam), José Carreira, é a concorrência. Algumas redes de hotéis, como o Grupo Accor, estão reduzindo os valores de hospedagens aos fins de semana para atingir o público que antes freqüentava motéis. Os preços, segundo ele, são insustentáveis para os motéis. Com isso, o setor já perdeu 50% do faturamento nos últimos três anos.

Em um hotel executivo, casais têm o direito de permanecer no quarto por um período de até 24 horas por um preço fixo de R$ 63, enquanto algumas suítes de motéis custam cerca de R$ 100.

Carreira também aponta outro fator que complica ainda mais a situação dos empresários do segmento: há mais de dois anos os motéis não aumentam os preços das hospedagens para minimizar a perda de público.

Entretanto, no mesmo período, as despesas básicas, como contas de água, luz e telefone, têm sido reajustadas constantemente, deixando os proprietários em apuros. ?A concorrência forte e os gastos têm feito com que muitos empresários fechem os motéis à 1h, porque não compensa manter mais um turno com 10 ou 12 funcionários. Os gastos são maiores que os lucros?, conta o presidente da entidade, preocupado. ?Hoje, vejo motéis fechando as portas por causa de falta de clientes. Isso nunca tinha acontecido antes.?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo