continua após a publicidade

Horas em uma imensa fila. Foi por isto que muitas pessoas passaram na madrugada de ontem para aproveitar as liquidações de grandes redes de lojas. Com descontos de até 70% na maioria delas, os consumidores não hesitaram em enfrentar um empurra-empurra para garantir o que queriam. O centro de Curitiba ficou movimentado com as lojas abertas desde as 5 horas da manhã.

As redes Magazine Luiza, Colombo, Multi Loja, Dudony, Ponto Frio e Casas Bahia fizeram uma maratona de liquidações. Algumas lojas, que não fazem parte de grandes cadeias, também aproveitaram a ocasião para atrair o consumidor que já estava nesse roteiro de compras.

A empresária Alessandra Suchomel Alves foi a primeira pessoa da fila em frente à loja do Magazine Luiza na Rua Emiliano Perneta. Para garantir o lugar, recrutou seis amigos e familiares para fazer um rodízio desde às 17h de quinta-feira. A meta era comprar uma geladeira e um DVD. Caso visse outra mercadoria que valesse a pena, também iria aproveitar para levar para casa. "É a primeira vez que estou fazendo isso. Depois de comprar o que preciso, vou ver se vai valer a pena voltar no ano que vem. Se não fizer todo este sacrifício, não tem como comprar tudo o que precisa. Pesquisei antes, em outras lojas, para saber o que exatamente ficou barato", comenta.

continua após a publicidade

Os produtos mais procurados eram os eletrodomésticos, utensílios domésticos e eletroeletrônicos. "Até os celulares e câmeras digitais entraram na promoção", conta o gerente da loja do Magazine Luiza, Ronaldo Chaiben. Uma das grandes vedetes foi a panela de pressão, cujo preço caiu de R$ 45,90 para R$ 12,90 (desconto de 71,33%). A diarista Laci Germano, assim que entrou na loja, pegou cinco panelas de uma vez só. "O preço está ótimo. Venho aproveitar estas promoções desde quando surgiram", afirma.

A documentalista Karen Godoy foi uma das primeiras a entrar na loja e encontrou logo o modelo da geladeira que estava procurando. Além disso, levou um DVD. "Fiquei 22 horas na fila. É a primeira vez que aproveito a liquidação e, pelo jeito, vou voltar", revela. Assim como Karen, o vendedor Gerson Ganz entrou na loja, foi direto à seção de geladeiras, escolheu uma e foi para o caixa. O preço nos dias normais era R$ 1.199, mas ele pagou R$ 899 pela mercadoria na promoção.

continua após a publicidade

As liquidações do início de janeiro são esperadas pelas lojas deste o Natal. A estimativa do Magazine Luiza era vender R$ 38 milhões somente ontem, superando a marca de R$ 28 milhões do ano passado. Em toda a rede, 253 lojas participaram da promoção. Na rede de lojas Dudony, a madrugada de liquidação é um dos momentos mais rentáveis no ano.

Frete

Depois do sufoco para entrar na loja, o difícil foi levar tudo para casa. Fez o próprio serviço quem tinha um veículo, próprio ou arranjado, no qual coubesse tudo. O pintor João Carlos Viana comprou um colchão box e um aparelho de som. Colocou tudo em sua caminhonete. "Levar por conta própria é um jeito para economizar ainda mais", opina.

Mas nem todo mundo tem a mesma sorte. Uma fila imensa de caminhões, caminhonetes e kombis se formou na frente das lojas. Alguns motoristas e ajudantes já estavam contratados, mas muitos ainda disputavam possíveis clientes. O pedreiro Edmilson Quintino aproveitou as liquidações para tentar ganhar um dinheiro extra. Esperava utilizar a sua kombi para transportar as compras de pessoas que não tinham como levar tudo para casa. "É a primeira vez que faço isso. Estou esperando para ver se aparece alguma coisa. Se o destino for aqui por perto, vou cobrar uns R$ 20 ou R$ 30. Por mais que acordasse muito cedo, não podia perder essa", diz. (Joyce Carvalho)