Os paranaenses precisam adiantar seus relógios em uma hora à meia-noite de hoje. Começa neste domingo a 35ª edição do Horário de Verão no Brasil.

continua após a publicidade

Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, serão afetados pela medida, que vai até o dia 20 de fevereiro de 2010.

Os 126 dias com Horário de Verão no País devem diminuir em 5% a demanda por energia nos horários de ponta, entre 19h e 22h.

Com o Horário de Verão, é possível aproveitar a maior luminosidade desta época do ano para reduzir o consumo de energia elétrica. Também evita a concentração da demanda máxima dos consumidores em um único período.

continua após a publicidade

Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a ponta do sistema – momento no qual acontece a máxima solicitação simultânea em todo o complexo – apresenta queda com o Horário de Verão.

A Copel projeta uma redução de 5% na demanda normal durante a vigência do horário alterado. A estimativa segue as indicações do governo federal. Em todo o País, a redução chegaria a 3 mil megawatts de potência por dia.

continua após a publicidade

Segundo Christina Courtouke, engenheira do centro de operações do sistema da Copel, a redução somente no Paraná deve chegar a 200 megawatts diariamente. “Isto equivale à demanda da Região Metropolitana de Londrina, com 320 mil habitantes”, comenta.

Internamente, a Copel não precisa realizar ajustes no sistema por causa do Horário de Verão. A diminuição na demanda ocorre naturalmente, a partir do comportamento dos consumidores.

“Na semana que vem faremos medições on-line para avaliar melhor se a redução realmente vai ficar dentro das nossas expectativas”, explica Courtouke. Ela revela que, antigamente, o governo federal divulgava o período de vigência do Horário de Verão no mês setembro. Agora, está determinado que a mudança sempre começa no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro sábado de fevereiro.