A Espírito Santo Financial Group (ESFG), que detém 25% das ações do Banco Espírito Santo, indicou neste sábado o economista português Vítor Bento como novo CEO do BES. Para o cargo de CFO, a holding nomeou João Moreira Rota. Segundo documento enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de Portugal, a nomeação ocorre “após consulta prévia a outros acionista de referência do banco”.
A reestruturação, segundo jornais portugueses, tem como objetivo aliviar as tensões com o Banco de Portugal. Em maio, uma auditoria encomendada pelo Banco de Portugal apontou irregularidades nas contas da holding e classificou como grave a condição financeira do grupo.
A ESFG chegou a sugerir o nome do então CFO do BES, Amílcar Morais Pinto, para o ocupar a presidência do banco, mas o Banco de Portugal impôs que os novos diretores fossem executivos sem relações prévias com o grupo financeiro. Até o anúncio, Vítor Bento ocupava a presidência da SIBS, empresa controladora da rede Multibanco em Portugal. Jaó Moreira Rato liderava o IGCP, instituto que gera a dívida do Estado português.
“Com as nomeações de novos CEO e CFO dá-se resposta célere à reorganização da Administração do BES sendo nossa convicção de que o BES ficará dotado de uma liderança independente”, diz o comunicado.
Os problemas entre a ESFG e o Banco de Portugal penalizaram as ações do BES, que acentuaram a queda na sexta-feira (4) devido a rumores da nomeação.