Hoje é Dia Nacional do Voluntariado

Solidariedade e comprometimento. Este é o lema que rege a vida das pessoas que desenvolvem trabalhos voluntários. Hoje é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado, feito de pessoas que dedicam seu tempo, vontade e conhecimentos para desenvolver atividades não-remuneradas em benefício da comunidade. O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído no dia 28 de agosto de 1985, através da Lei N.º 7.352, sancionada pelo então presidente da República José Sarney. A partir daí, o dia 28 de agosto é celebrado anualmente.

?Podemos comemorar o dia de hoje conscientizando as pessoas sobre a importância do trabalho voluntário. Depois que começamos a trabalhar voluntariamente e nos vemos capazes de mudar a realidade social através de pequenos atos, nos tornamos melhores, satisfeitos e motivados a contagiar as demais pessoas a se sentirem assim?, defende Renato Ferro Sofiati, professor aposentado e coordenador voluntário do Centro Comunitário Santa Clara. Para a instituição, que atende a comunidade carente do Jardim Belizário, localizado na cidade de Almirante Tamandaré, o voluntariado faz toda a diferença. ?Os voluntários são a nossa base, pois todo o trabalho da instituição é realizado por eles: desde almoços comunitários até bazares para a própria comunidade?, afirma Renato. Atualmente, o Centro Comunitário Santa Clara conta com 20 voluntários atuando em diversas atividades.

Cada um é voluntário a seu modo. Não há fórmulas nem modelos a serem seguidos. Alguns são capazes de olhar em volta, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo, reunindo os vizinhos, amigos ou colegas de trabalho. ?Não importa como, mas sim que façamos a diferença, hoje e sempre?, conclui Sofiati.

O Brasil tem bons motivos para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado, pois cada vez mais o voluntariado se torna expressão de solidariedade e cidadania no País. O gesto solidário contribui com a melhora da qualidade de vida da comunidade. O voluntariado é um hábito do coração e uma virtude cívica, uma grande oportunidade de se fazer amigos, viver novas experiências e conhecer outras realidades. Nada mais é do que uma via de mão dupla, na qual o voluntário doa sua energia e criatividade, mas em troca ganha contato humano, oportunidade de aprender coisas novas e satisfação de se sentir verdadeiramente útil.

Para Marta Pereira dos Santos, coordenadora de voluntários do Centro de Integração do Idoso São Vicente de Paulo, instituição social de Curitiba que atende mulheres carentes com mais de 65 anos, esse dia deve ser comemorado com festa e divulgação sobre a importância do que é ser voluntário. ?O voluntário tem um papel muito importante na nossa sociedade. Por sermos uma instituição de longa permanência e a grande maioria das nossas idosas ter referência familiar, nossas moradoras vêem o voluntário como a família que muitas delas não têm.? A instituição completou 80 anos de existência e, atualmente, conta com 60 voluntários ao mês, atuando nas mais diversificadas atividades: aulas de artesanato, costura, eventos, entre muitas outras.

Centros de voluntariado se multiplicam

Em 1995 foi criado o Programa Voluntários, com o objetivo de valorizar e promover o voluntariado no Brasil. O programa fortaleceu ações sociais no País, estimulando a criação de 40 Centros de Voluntariado em grandes cidades brasileiras. Esses Centros de Voluntariado (CVs) são instituições sociais autônomas, com seus próprios programas de ação, voltados para a expansão e qualificação do trabalho voluntário.

Os CVs do Brasil têm um papel fundamental na difusão da cultura do voluntariado como manifestação de uma cidadania participante e responsável e, ao longo de 10 anos, o Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV) também vem fazendo a sua parte na capital paranaense e região metropolitana. Quem quer ser voluntário e não sabe como pode participar gratuitamente de uma palestra informativa e depois fazer o auto-encaminhamento, consultando um banco de oportunidades das instituições sociais cooperadas ao CAV, que contém as oportunidades de trabalho voluntário por elas oferecidas.

Segundo estatísticas do CAV, de janeiro a julho deste ano, 783 pessoas assistiram às palestras informativas sobre ?o que é ser voluntário? promovidas semanalmente pela própria instituição. Esse número mostra que, mesmo que aos poucos, as pessoas estão se conscientizando sobre a importância de ser um cidadão participativo. Ser cidadão não é apenas ter seus direitos legais atendidos, mas também fazer algo para ajudar aos que precisam. É fazer parte de uma expressiva mudança de valores, hábitos e costumes, gerando benefícios para quem faz e para quem recebe essa contribuição. Portanto, ser cidadão é ser voluntário, e o índice de cidadãos paranaenses está crescendo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo