economia

Harker, do Fed da Filadélfia, apoia elevação de juros antes do fim do ano

O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) na Filadélfia, Patrick Harker, voltou a defender hoje que a instituição volte a elevar juros antes do fim do ano, com o argumento de que a economia dos EUA mostra bom desempenho e que há sinais de pressões salariais.

Harker, que falou à emissora Fox Business Network, disse que já era a favor da elevação de juros em setembro, quando o Fed realizou sua última reunião, e que continua apoiando um aumento “até o fim do ano”.

Harker, que não vota nos encontros do Fed neste ano, deixou aberta a possibilidade de ajuste nos juros já na reunião de 1 e 2 de novembro.

“Pode ser”, disse ele à Fox. “Eu não descartaria nenhuma reunião”.

No entanto, as apostas do mercado são de que uma eventual elevação de juros virá na reunião do Fed em dezembro, quando está prevista uma coletiva com sua presidente, Janet Yellen.

Harker também voltou a defender “uma trajetória gradual de normalização” das taxas de juros.

Ainda segundo Harker, o mercado de trabalho “continua forte”, com a criação de vagas vindo “bem acima” dos níveis necessários para manter o desemprego próximo de sua taxa natural. Além disso, comentou ele, o Fed está observando sinais de ganhos nos salários.

De modo geral, a economia dos EUA está indo bem, embora os investimentos de empresas sejam um motivo de preocupação, ressaltou Harker. Para ele, o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano deverá crescer em torno de 2% este ano e não há qualquer sinal de recessão. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo