economia

Há espaço para que projeções do PIB melhorem, diz diretor do BC

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Viana de Carvalho, disse nesta quinta-feira, 21, que a projeção de alta de 2,2% do PIB para 2018 é compatível com o cenário de recuperação gradual da economia.

“Após a recessão e um ano de crescimento de 0,7% (2017), essa projeção de alta de 2,2% para o PIB em 2018 é positiva, e há espaço para que essa estimativa melhore”, afirmou.

De acordo com o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) publicado nesta quinta pela autoridade monetária, entre as componentes do PIB para 2018, o BC projeta crescimento de 1,5% da agropecuária, expansão de 2,6% no setor industrial e alta de 1,9% para o segmento de serviços.

No lado da demanda, o BC estima que o consumo das famílias vá acumular aumento de 2,5% em 2018, enquanto o consumo do governo terá expansão de 1,0%.

O documento desta quinta indica ainda que a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) – indicador que mede o volume de investimento na economia – deverá ter expansão de 3,0% em 2018.

TLP

O diretor de Política Econômica do Banco Central afirmou que a Taxa de Longo Prazo (TLP), que passará a balizar as operações do BNDES a partir de janeiro, é importante para a condução da política monetária. “Consideramos a aprovação da TLP uma medida importante, com benefícios para a condução da política monetária”, disse o diretor. “Devemos reavaliar, tentar entender, para ver como a taxa estrutural está ao longo do tempo”, acrescentou, em referência à influência da TLP para a taxa estrutural.

Questionado a respeito da influência do câmbio sobre a política monetária, que poderia colocar a Selic (a taxa básica de juros) na faixa de 6%, Viana afirmou que não é possível saber o que acontecerá. “Quando o tempo passar, pode ser que o câmbio vá para cima ou para baixo. O que vai acontecer, não sabemos. O importante é enfatizar caráter condicional da política monetária. Ela dependerá da evolução do balanço de riscos”, concluiu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo