Ciciro Back |
---|
Supermercados não estão conseguindo gente para trabalhar. |
A dificuldade em contratar não acontece apenas em empresas que precisam de profissionais qualificados. Quem oferece vagas que não exigem experiência também não consegue preencher as vagas. A Churrascaria Devon’s, no Centro Cívico, está tentando contratar há algum tempo auxiliares de cozinha e garçons. “Tem dificuldade de aparecer gente mesmo. E tem ainda a questão da rotatividade. Teve gente que já saiu e agora está voltando”, revela o gerente da churrascaria, José Ferreira da Silva Sobrinho.
De acordo com o diretor administrativo da rede de supermercados Condor, Wanclei Said, a dificuldade existe por conta do baixo desemprego e também pela quantidade de pessoas que preferem atuar como autônomos. “Estamos contratando pessoas de Tijucas do Sul, Lapa, Contenda, Piraquara, para trabalhar em Curitiba. Oferecemos ônibus e vans para buscar o trabalhador. Mesmo assim há dificuldade. É falta de gente mesmo. Há quatro anos não existia isto”, afirma Said.
Para encontrar funcionários, o Condor já contratou 250 pessoas em Antonina, no litoral, que enfrenta desemprego maior que em Curitiba, além de ainda sofrer com as consequências das enchentes de março de 2011. A empresa busca e leva os funcionários todos os dias. “Em Antonina, contrato 300 pessoas em 10 dias. Em Curitiba, em 10 dias, eu não contrato 30 pessoas”, ressalta Said.
Na rede de supermercados Mercadorama, dois públicos acabam preenchendo as vagas ofertadas mais facilmente: jovens em busca do primeiro emprego e idosos.