Há desafio ‘muito grande’ para ampliar arrecadação este ano, diz Rachid

O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, afirmou nesta quarta-feira, 25, que há um desafio “muito grande” para ampliar a arrecadação neste ano. Em rápida entrevista concedida à reportagem após deixar reunião com parlamentares da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, Rachid afirmou que há “preocupação” do Fisco com isso.

“O desafio para arrecadação deste ano é muito grande. O resultado de fevereiro apontou que nós conseguimos atingir um resultado próximo ao do mesmo mês do ano passado por fruto de uma arrecadação extraordinária de R$ 4,6 bilhões. Se retirar essa arrecadação, nosso esforço vai ser maior. Então estamos preocupados”, disse Rachid. Ele fez referência a uma operação de transferência de ativos entre empresas do setor privado que resultou numa arrecadação extraordinária de R$ 4,6 bilhões em IR, CSLL e PIS/Cofins no mês de fevereiro.

Diante desse quadro de preocupação, Rachid defendeu a atuação da equipe econômica. “Estamos preocupados, mas de todo modo estamos adotando diversas medidas para recuperação da arrecadação, inclusive com medidas legislativas que estão em discussão nessa Casa”.

Questionado sobre a participação da Receita Federal nas negociações com o Congresso Nacional, Rachid afirmou que o trabalho do Fisco junto aos parlamentares é o de ampliar a transparência nas negociações entre as partes. “Temos que atuar com transparência, insistir no debate. Mostrando nossas preocupações e ouvindo também a posição dos parlamentares. Essa é a nossa atividade”, afirmou.

Rachid já comandou a Receita Federal, entre 2003 e meados de 2008. Voltou ao cargo em janeiro deste ano após convite do ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo