Grupo francês vai investir R$ 91 milhões no Paraná

O governador Beto Richa reuniu-se nesta quinta-feira (10) com empresários do grupo francês Limagrain e com representantes da empresa paranaense Sementes Guerra. No encontro, os empresários apresentaram ao governador um projeto de parceria entre os grupos, que prevê o investimento de R$ 91 milhões e a geração de 600 vagas de trabalho no Paraná. A matriz da empresa no Brasil será no município de Pato Branco.

A principal atividade do grupo Limagrain baseia-se no desenvolvimento (pesquisa) e fornecimento de milho geneticamente modificado para o Brasil e América do Sul. Eles anunciaram, em primeira mão, para o governador Beto Richa a união das duas corporações e a criação do primeiro Centro de Pesquisa de Biotecnologia, na cidade de Londrina. Também comunicaram a intenção de expandir o projeto para os municípios de Guarapuava e Cascavel.

“O Paraná vive um novo momento, de diálogo e parceria. Eu fico orgulhoso em ver mais um grande investimento acontecer no Estado. A área do agronegócio é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Paraná, e terá atenção especial da nossa administração,“ disse o governador. Richa garantiu o investimento em infraestrutura do estado, com a melhoria das estradas e no Porto de Paranaguá.

A Limagrain tem vendas anuais de mais de 1,3 bilhão de euros e um quadro de 6 mil funcionários, espalhados em mais de 30 países, incluindo 84 estações de pesquisa. É a quarta maior empresa do mundo na área de criação de grãos. Com a parceria da empresa Guerra, o grupo passa a ser denominado no Brasil de “Limagrain Guerra”.

O diretor-geral da francesa Limagrain, Daniel Cheron, afirmou que o Brasil tem uma das melhores agriculturas do mundo. “Estamos dispostos a contribuir para que o Brasil e o Paraná sejam reconhecidos no cenário internacional como grandes produtores de grãos”, disse Cheron.

Para Ricardo Guerra, diretor-executivo do grupo Semente Guerra, a facilidade de entendimento com o governo traz mais segurança ao empresário investidor. “Quando você vive num estado de terror, de insegurança, visão marginal do processo empresarial, não sente firmeza em investir. Hoje o estado vive um novo momento, é um novo Paraná, de grandeza e crescimento. E que tem no governador as portas abertas para incentivar grandes projetos como esse apresentado hoje,” disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna