Grupo Cristalina compra o SBT do Paraná

O Grupo Cristalina, que possui negócios em diversos segmentos no Brasil, comprou as retransmissoras do SBT no Paraná. A negociação está sendo finalizada esta semana em São Paulo entre os empresários João Alves de Queiroz Filho, que está à frente do grupo, e Paulo Pimentel. Entraram no negócio as quatro retransmissoras do SBT que pertenciam ao Grupo Paulo Pimentel (GPP): TV Iguaçu, de Curitiba; TV Cidade, de Londrina; TV Naipi, de Foz do Iguaçu, e TV Tibagi, de Apucarana.

O Grupo Cristalina já atua no segmento de radiodifusão em Goiânia, onde também detém a retransmissão do SBT. Queiroz Filho começou sua caminhada como empresário assumindo o lugar do seu pai frente à empresa Arisco, fabricante de vários produtos. A empresa foi vendida para uma multinacional e hoje ele é proprietário da Assolan, marca que ocupa 30% do mercado de palha de aço no Brasil.

Queiroz Filho também está entrando no mercado imobiliário. Recentemente, a Monte Cristalina fechou sociedade com a Stan Empreendimentos Imobiliários, incorporadora paulista que trabalha com imóveis de alto padrão, e com os mexicanos Esteban Malpica, Alfredo Harp Helu e Roberto Ramirez, antigos donos do Banco Nacional do México, vendido para o Citigroup em 2001, criando uma incorporadora imobiliária.

Efetivação do negócio

Os dois empresários estão em São Paulo para a conclusão da parte burocrática da negociação. Nos próximos dias, vão providenciar as autorizações necessárias e os detalhes finais para a conclusão do negócio. Queiroz passou alguns dias na semana passada em Curitiba negociando com Pimentel, mas a concretização da venda ocorreu ontem.

As partes envolvidas na transação não informaram quando vai ocorrer a transferência das emissoras de televisão para o grupo adquirente. Sabe-se apenas que isso deve acontecer após a conclusão dos trâmites burocráticos, o que pode ocorrer ainda no próximo mês de maio.

O Grupo Paulo Pimentel possui o direito de retransmitir a programação do SBT no Paraná desde 1981. E, além da concessão, o grupo comanda os jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná. Pimentel garantiu ontem em São Paulo que vai continuar com os dois veículos de comunicação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo