Greve na Caixa Econômica Federal completa uma semana

A greve dos advogados, engenheiros e arquitetos da Caixa Econômica Federal completou, ontem, uma semana, e ainda não há sinais de acordo entre banco e funcionários. A adesão, segundo os grevistas, está em torno de 90% dos profissionais, no Paraná.

Esta semana, gestores das áreas, que não tinham aderido inicialmente, também começaram a parar, e os funcionários em serviço não são suficientes para manter em andamento os principais projetos dos setores.

De acordo com a dirigente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Sônia Boz, que também é bancária da Caixa, os grevistas vêm tentando avançar nas negociações com o banco, mas elas têm emperrado pois, em alguns pontos, não contemplam os anseios dos trabalhadores. “Então a greve, que é nacional, continua forte”, ressalta. Os funcionários, informa ela, esperam uma nova proposta da Caixa para hoje ou amanhã.

Segundo Boz, os gestores que não aderiram à greve não são suficientes para tocar todos os projetos, e o impacto disso, apesar de não aparecer a curto prazo, pode ser sentido no futuro.

Para o advogado Jayme de Azevedo Lima, representante da Associação Nacional dos Advogados da CEF em Curitiba, as propostas do banco têm sido “pífias”, e os profissionais estão preparados para manter a greve por tempo indeterminado.

Enquanto isso, projetos importantes, como os relacionados aos programas de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha casa, minha vida, do governo federal, que dependem de análises dos profissionais, continuam travados.

Trabalhos relativos ao Programa de Integração Social (PIS), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Financiamento Estudantil (Fies), Bolsa-Família, penhor e até loterias, também estão com o andamento prejudicado.

Paraná

Todas as negociações estão acontecendo em Brasília. No Paraná, a greve atinge mais de 150 trabalhadores das unidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Umuarama e Cascavel.

O chamado quadro profissional da Caixa – que nunca tinha entrado em greve – conta com cerca de 1,3 mil engenheiros e arquitetos, 930 advogados e 147 integrantes de outras especialidades, totalizando quase 2,4 mil profissionais em todo o País.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo