Os altos preços do petróleo e do gás natural colocaram os mercados sob um grau de pressão que já não se via por pelo menos uma geração, disse ontem o presidente do Federal Reserve (Fed, o BC americano), Alan Greenspan. ?Os mercados de petróleo e gás natural têm estado sujeitos a um grau de pressão no último ano que não era visto há uma geração?, disse ele. Segundo o dicionário Michaelis, uma geração compreende um período de aproximadamente 25 anos. ?Forte demanda e falhas na expansão da capacidade de produção foram fatores para aumento de preços.?
Para ele, os altos preços da energia não apenas vão estimular mais exploração como vão estimular mais pesquisa e desenvolvimento, ?que irão abrir novas abordagens para a produção e uso de energia que agora mal podemos enxergar?.
?Temos de lembrar que os mesmos sinais de preços que são tão críticos para equilibrar a oferta e a demanda no curto prazo também sinalizam oportunidades de lucro para a expansão do fornecimento no longo prazo?, disse Greenspan.
Ele não entrou em detalhes sobre o impacto dos altos preços de energia na atividade econômica americana nem sobre o rumo que os juros do país irão tomar no futuro próximo.
O banco central americano vem aumentando sua taxa de juros em 0,25 ponto percentual desde junho do ano passado – à época, a taxa básica de juros nos EUA estava em 1% ao ano (menor desde 1958); hoje está em 2,75% ao ano. A próxima reunião do Fed está marcada para o dia 3 de maio.