Greenspan alerta para novo aumento do juro

O presidente do Federal Reserve (Fed, o BC americano), Alan Greenspan, disse ontem que os investidores não se devem deixar levar por uma falsa sensação de segurança inspirados pelas baixas taxas de juros da economia americana. ?A história mostra que períodos extensos de pouca preocupação quanto ao risco do crédito foram invariavelmente seguidos por reversões, com uma queda nos preços dos ativos de risco?, disse Greenspan.

O presidente do Fed não especificou os ativos de risco a que se referia, mas há meses que vem alertando sobre o risco das modalidades de taxas hipotecárias que os compradores de imóveis e as concessoras de crédito vêm adotando. Ele disse que uma alta de juros pode criar problemas para os investidores que contam muito com uma manutenção das baixas taxas de juros por um longo tempo.

?Tais desenvolvimentos aparentemente refletem não apenas a dinâmica do mercado mas também os evidentes acessos de euforia e agonia e a instabilidade que criam?, disse Greenspan.

As taxas hipotecárias nos EUA atingiram níveis historicamente baixos durante o período em que o Fed manteve sua taxa de juros em 1% ao ano, até junho do ano passado. Desde então, no entanto, a taxa de juros subiu em todas as reuniões do Fomc (sigla em inglês para o Comitê de Política Monetária do Fed) e se encontram hoje em 3,75% ao ano.

O movimento de alta já começa a ter impacto sobre taxas de juros de longo prazo, que, mesmo consideradas baixas atualmente por analistas, devem começar a se mover para cima nos próximos meses.

Com as hipotecas baixas, as vendas de imóveis atingiram resultados recordes nos últimos quatro anos e neste a tendência para que irá se manter, de acordo com analistas do setor imobiliário.

Greenspan disse que é ?difícil esconder a exuberância do mercado quando o ambiente econômico é visto como mais estável?. Ele disse que a economia tem mostrado uma ?incrível? resistência em face dos últimos choques, como o da bolha do mercado de ações em 2000 e o impacto dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 contra as torres do World Trade Center, em Nova York.

Mesmo agora, com os altos preços do petróleo, a economia americana tem lidado ?razoavelmente bem? com os aumentos de preços, particularmente da energia, que tem provocado, disse Greenspan.

Greenspan participou ontem de um evento na Nabe (sigla em inglês para Associação Americana de Economistas de Empresas), em Chicago.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo