Greenspan adverte que mais turbulência está por vir

Alan Greenspan, ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), advertiu que o rebaixamento da classificação da dívida dos Estados Unidos pela Standard & Poor’s significa mais problemas para os mercados financeiros. “Considerando o fôlego com o qual o mercado caiu ao longo da última semana, é muito improvável, se a história pode servir de guia, que isso não irá levar um tempo até se estabilizar”, disse o ex-chairman, em entrevista ao programa “Meet the Press”, da rede NBC. “A reação inicial, na minha avaliação, vai ser negativa”, afirmou.

Segundo a Dow Jones, Greenspan não está prevendo um duplo mergulho dos EUA na recessão, mas espera desaceleração.

Ele acrescentou que o mercado acionário de Israel, um dos poucos a estarem abertos, “afundou” hoje, mas disse que é difícil determinar se a causa havia sido o rebaixamento ou protestos amplos contra o alto preço ao consumidor em Israel.

Greenspan disse que há “zero probabilidade” de que os EUA deem o calote nas suas obrigações, mas acrescentou que a decisão da S&P “atingiu a autoestima dos Estados Unidos, a alma… Está tendo um efeito muito mais profundo do que eu imaginei que poderia ocorrer”. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo