A Grécia retomará as negociações com inspetores da troica – Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu – nesta segunda-feira. O governo espera um rápido acordo para liberar uma nova tranche da ajuda ao país, mas sem nenhum novo doloroso corte de gastos.

continua após a publicidade

As conversas, que atingiram um impasse desde setembro, ocorrerão em meio a sinais de que a Grécia atingiu as metas orçamentárias e econômicas.

Os inspetores deverão focar na necessidade de mais reformas estruturais na Grécia, como passos para liberalizar a economia e alterar o mercado de trabalho. O objetivo é concluir as negociações antes do encontro de ministros de Finanças da zona do euro de 10 de março, quando irão julgar os progressos da reforma e decidir se a Grécia fez o suficiente para receber mais uma parcela da ajuda.

Até recentemente, a troica insistiu que Atenas anunciasse mais 2 bilhões de euros em cortes de gastos ou aumento de impostos para atingir as metas fiscais desse ano. Os inspetores também pediram medidas adicionais de austeridade para alcançarem as metas de 2015 e 2016. Mas, desde então, dados revelaram um surpreendente superávit orçamentário de 1,5 bilhão de euros no último ano, o que parece ter aplacado parte das preocupações da troica. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade